As transmissões automáticas agora são mais complexas do que nunca, exigindo cada vez mais dos fluidos de transmissão automática. Aliás, talvez a transmissão automática seja o componente mecânico mais complicado de um automóvel. A transmissão automática combina sistemas eletromecânicos e hidráulicos e processadores de computador para trocar as marchas e transferir potência do motor para as rodas.
Há três tipos básicos de transmissões automáticas que podem ser encontrados em todo o mundo. A transmissão de dupla embreagem (ou DCT), a transmissão continuamente variável (ou CVT) e a transmissão automática mais comum, principalmente nos EUA. Há vários componentes principais que compõem a transmissão automática do tipo mais comum. A bomba fornece fluido de transmissão pressurizado para muitos usos em toda a unidade. Os conjuntos de engrenagens planetárias fornecem as relações de transmissão escolhidas para o veículo. Embreagens ou "conjuntos de discos de embreagem" engatam e desengatam os conjuntos de engrenagens. O conversor de torque conecta a transmissão ao motor e multiplica o torque durante a aceleração inicial. Ele emprega duas turbinas que giram de forma independente, mas que são acopladas por fluido, permitindo que o motor entre em ponto morto ao parar e produza aceleração mais suave à medida que se muda de marcha. Finalmente, o sistema mecatrônico é o “cérebro” da transmissão, um sistema complexo de portas, válvulas e componentes eletrônicos que controlam todas as funções da transmissão.
O componente de todo o sistema que é essencial para todas essas peças funcionarem adequadamente é o fluido de transmissão automática, ou ATF (automatic transmission fluid, em inglês). Ele atua como fluido hidráulico para engatar os conjuntos de discos da embreagem e ao se mudarem as marchas. Ele também age como inibidor de corrosão e proteção contra desgaste dos conjuntos de engrenagens planetárias. Ele precisa fluir facilmente a partir de menos de 40 graus Fahrenheit (4º C) até quase 400 (204º C), mesmo em conjuntos de válvulas finas. O ATF controla precisamente o atrito dos conjuntos de discos da embreagem e o mantém constante durante todo o intervalo de drenagem, o que talvez seja a propriedade mais importante de um ATF. Faz isso ao mesmo tempo em que lubrifica centenas de peças móveis, mesmo sob altas temperaturas e pressão extrema. Portanto, usar o ATF correto é essencial para o bom desempenho e uma longa vida útil da transmissão.
Tecnologia Smooth Drive™: Vários produtos Castrol Transmax são formulados com Tecnologia Smooth Drive™, que são moléculas de controle ativas que ajustam automaticamente seu nível de atrito sob pressões e velocidade mutáveis, proporcionando uma viagem mais tranquila por mais tempo.
O ATF Castrol® Transmax multiveículo 100% sintético possui uma tecnologia avançada de baixa viscosidade especialmente desenvolvida para oferecer o melhor desempenho da transmissão automática e obter a máxima eficiência do combustível.
Além da recomendação JLR, o fluido ATF Castrol® Transmax 100% sintético multiveículo é também aprovado em especificações recentes da Ford e da General Motors.
LUBCENTER COMERCIO DE LUBRIFICANTES E FILTROS. EMPRESA COM 8 ANOS DE MERCADO. EXCELENCIA EM PRODUTOS E SERIVÇOS MULTIMARCAS